Site Brasileiro de Age of Empires III  - The Warchiefs - The Asian Dynasties.
www.ageofempires3.com.br

Aumentar Letra (+A) | Diminuir Letra (-a) | Padrão (#) | Ir para o Final.


FAÇA O DOWNLOAD DO GAME AQUI.



Holandeses - Dicas de Civilização - Age of Empires III - TWC - TAD

  Conforme prometido, venho postar mais um artigo detalhando uma civilização do Age of Empires - The War Chief. Procurei focar os pontos principais dessa vez e não me preocupar tanto com terminologias e definições que podem ser encontradas no primeiro artigo da série (Artigo 1: Astecas). Espero que seja de fácil compreensão e me coloco a disposição pra discutir novas idéias. O Artigo será modificado com certeza a medida que novas opiniões que eu considerar relevantes forem sendo postadas. Boa leitura e GG.

Jogando com Holandeses

A Civilização Holandesa pode ser caracterizada como um meio termo entre uma civilização OP (over power) e uma civilização destinada a rush massivo (ataque massivo no começo da idade colonial). Tal característica é devida ao uso de bancos que podem produzir ouro de forma muito eficiente na era Industrial e também porque toda comida pode ser usada para avançar rapidamente pelas eras ou para o rápido treinamento de exército, visto que os aldeões holandeses necessitam apenas de ouro para serem treinados. Além disso, a civilização holandesa possui skirmishers já na idade colonial e assim você possui uma excelente unidade de infantaria (melhores que crossbowmen) para ataques a infantaria pesada tais como pikeman e musketeer.

O maior benefício dos holandeses é o uso de Bancos que produzem significativa quantidade de ouro quando usado o "Tulip Speculation card" (segundo meu europe guide, na vida real a Holanda é famosa pela sua produção de tulipas). Este card está disponível na era Industrial, fornecendo 15% de aumento na quantidade de ouro produzido pelos seus bancos.

Existe um limite inicial de 4 bancos que você pode construir, porém esse número pode aumentar para 6 desde que você use os cartões "Bank of Amsterdam" e "Bank of Rotterdam". Uma vez alcançado esse número você não precisará se preocupar com ouro durante o resto do game e poderá manter seus aldeões ocupados em coletar outros recursos e manter as fábricas produzindo "Heavy Cannons" invés de ouro.

Porém, como nem tudo é perfeito, holandeses só podem treinar 50 aldeões. Mas esse limite superior não será um problema, desde que você faça o uso correto dos bancos, pois você não precisa se preocupar em utilizar aldeões para coletar ouro a partir da era Industrial.

Ruyters são as unidades especiais e únicas para essa civilização, que apesar de não serem tão eficientes como dragões contra cavalaria pesada, são bem mais baratos e portanto podem ser treinados de forma massiva e se tornarem tanto eficiente quanto os dragões. Em contrapartida, holandeses não treinam musketeers e portanto só contam com pikemans na era colonial para enfrentar cavalaria pesada ou para ataques de cerco (ataques à construções). No entanto, eles têm Halberdiers na era da fortaleza e se usado o cartão "Military Reforms", halberdiers se tornam extremamente rápidos e fatais contra cavalaria pesada e principalmente contra construções.

Para ataques de cerco, holandeses possuem também Grenadiers, Falconets, Mortars e os temíveis petards. Para ataques à artilharia inimiga use culverins ou hussar.

É sempre bom manter o “Advanced Arsenal Card” em seu deck, pois constantemente jogando com holandeses você vai acabar chegando na era Industrial e aí será muito importante fortalecer seu arsenal militar com os melhoramentos adicionais que esse card provê ao seu arsenal. Principalmente melhoramentos para a artilharia e skirmishers.

Por fim Holandeses possuem Envoys que são unidades de reconhecimento que auxiliam a explorar o mapa e podem ser usados em algum ponto perto do adversário para monitorar sua atividade.
 

Cards Importantes para manter nos Decks

Bank of Amsterdam
Pode ser usado a partir da era dos descobrimentos, aumentando em 1 unidade o limite de contrução de bancos.

Bank of Rotterdam
Pode ser usado a partir da era dos descobrimentos, aumentando em 1 unidade o limite de construção de bancos.

Colonial Militia
Pode ser usado a partir da era dos descobrimentos e aumenta significantemente o ataque do seu TC, além de pode chamar uma mais poderosa milícia com um custo adicional, além da milícia padrão. Extremamente importante contra civilizações agressivas tais como Ottomans e Espanhóis. No entanto só use esse deck se pressentir um rush massivo contra seu TC.

Bank Wagon
Pode ser usado a partir da era Colonial fornecendo um banco gratuito. Normalmente esse é o segundo card que uso.

Advanced Arsenal
Pode ser usado a partir da era da Fortaleza e possui extrema importância quando atinge a era Industrial. Ele fortalece consideravelmente seu arsenal militar através da disponibilizarão de melhorias adicionais (com um custo relativamente baixo) no seu arsenal.

Infantry Attack
Pode ser usado a partir da era colonial e aumenta em 15% todos os dados causados por pikeman, halberdier e skirmisher. Muito importante caso sua intenção é realizar um rush combinado de pikemans e skirmishers.

Infantry Combat
Pode ser usado a partir da era da fortaleza e aumenta em 15% a resistência e todos os danos causados veteran halberdier, pikeman e skirmisher.

Military Reforms
Pode ser usado a partir da era da fortaleza e aumenta em 20% a velocidade dos Veteran Halberdiers. É muito importante utilizar esse card caso você queira fazer um ataque massivo de halberdiers, visto que sem esse card eles são extremamente lentos e vulneráveis à taques da artilharia e principalmente da infantaria inimiga.

Cavalry Combat
Pode usado a partir da era da fortaleza e aumenta em 15% a resistência e os danos causados pelos Hussars e Ruyters, além dos mercenários que pertencem a classe cavalaria.

Tulip Speculation
Pode ser usado a partir da era industrial e aumenta em 15% a produção de ouro de seus bancos. É um cartão chave para a vitória caso você possua o número máximo de bancos, visto que pode direcionar suas fábricas para a produção de artilharia pesada e deixar os aldeões a cargo de coletar comida e madeira.

 

Jogando contra Holandeses

Ouro é extremamente importante para os holandeses. Portanto, tente construir uma base militar próximo às principais fontes de ouro do mapa (para matá-los de “fome”) e quando realizar um ataque de cerco direcione suas unidades de infantaria pesada para atacar os bancos. Sem bancos holandeses são o mesmo que nada. Além disso a reconstrução de um banco é cara e em idades iniciais (Colonial e Fortaleza) a sua reconstrução terá um impacto ainda mais significante sobre a economia dos holandeses.

O segredo para vencer os holandeses será sempre RUSH, RUSH, RUSH E RUSH. Não deixe de FORMA ALGUMA os holandeses crescerem sua economia. Ataques iniciais são mais eficientes e SEMPRE raid com cavalaria pesada as minas de ouro do mapa. Por mais distantes que as minas possam estar do centro da cidade dos holandeses, acredite, eles irão até lá (Holandês é "fominha" por ouro). Mesmo um pequeno exército de cavalaria pesada e algumas poucas infantarias podem fazer a diferença num ataque no início da idade colonial contra os holandeses. A regra geral do Age Of Empires é: NUNCA DEIXE EXÉRCITO PARADO (principalmente jogando contra uma civilização over power).

Outro cuidado que você precisa tomar é em relação às alianças dos holandeses e dos guerreiros nativos de cada mapa. Tais alianças são extremamente importantes para os holandeses na idade colonial devido ao limitado arsenal militar holandês nessa idade. Regra básica... se ver aliança com guerreiros nativos vá lá e destrua.

Se você não destruiu os holandeses antes da idade industrial você está muito encrencado, mas ainda há esperança. Para isso destrua as fontes de alimento (use mortar ou os temíveis petards) e o mercado para evitar a troca de recursos. Assim, você retardará bastante o treinamento de unidades militares holandesas. Faça culverin e seus respectivos melhoramentos no arsenal, porque na idade industrial os holandeses fazem uso extremo de artilharia pesada e HorseArtillery. Se você não destruir essa artilharia é GG para você.

Dê sempre uma boa olhada no deck do holandês para ver se ele possui significantes cartões de mercenários. Caso afirmativo preocupe-se em treinar alguns Spies (que possuem 10x de bônus contra mercenários) ou outra unidade com bons bônus contra mercenários (consulte a lista completa dos bônus de todas unidades do AOE-TWC em http://www.hanson-family.ws/aoe3/twc/units_twc.html

Finalizando, holandeses possuem unidades anti-cavalaria muito eficientes (Ruyters, Halberdiers rápidos e pikemans). Para combater Ruyters o melhor é usar uma unidade do tipo infantaria (como longbowmen, crossbowmen, strelets, macehualtin etc)

Principais Edifícios militares Holandeses

Barracas (ctrl+) – Treina infantaria e infantaria pesada

Estábulo (ctrl+s) – Treina cavalaria leve e cavalaria pesada

Fábrica de artilharia (ctrl+a) – Treina artilharia

Arsenal (ctrl+r) – Efetua grandes melhoramentos em suas unidades militares

Salão (ctrl+x) – Treina mercenários


Unidades Holandesas

Infantaria (use contra infantaria pesada tal como Musketeers, Pikemans, Halberdiers, Jaguar Knight, Puma, Tomahawk, WarClub e contra cavalaria leve tal como Dragões, Ruyters, WarWagon, MusketRider, RifleRider etc)

Unidade:Skirmisher
Tecla de atalho:shift+s
Custo:comida-50, ouro-65
Hitpoint:120
Rate of Fire (ROF):1 tiro a cada 3 segundos

Infantaria Pesada (use contra cavalaria leve e pesada tal como Dragões, Ruyters, WarWagon, MusketRider, RifleRider, Hussar, Lancers, Cossack, Spahi, Uhlan, AxeRider e contra construções)

Unidade:Pikeman
Tecla de atalho:shif+p
Custo:comida-40, madeira-40
Hitpoint:120
Rate of Fire (ROF):1 golpe a cada 1.5 segundos

Unidade:Halberdier
Tecla de atalho:shif+b
Custo:comida-50, ouro-70
Hitpoint:200
Rate of Fire (ROF):1 golpe a cada 1.5 segundos

Cavalaria Pesada (use contra Infantaria tal como skirmisher, crossbowmen, longbowmen, strelet, macehualtin, ceta bow e unidades do tipo artilharia tais como falconets, grenadiers e AbusGun)

Unidade:Hussar
Tecla de atalho:shif+s
Custo:comida-120, ouro-80
Hitpoint:320
Rate of Fire (ROF):1 golpe a cada 1.5 segundos

Cavalaria Leve (em modo de ataque à distância use contra cavalaria pesada tal como Hussar, Lancers, Cossack, Spahi, Uhlan, AxeRider e em modo de ataque manual use contra unidades do tipo artilharia tais como falconets, grenadiers e AbusGun)

Unidade:Ruyter
Tecla de atalho:shift+r
Custo:comida-30, ouro-75
Hitpoint:140
Rate of Fire (ROF):1 tiro a cada 3 segundos

Artilharia (use Falconet e HorseArtillery contra infantaria, infantaria pesada. Contra construções use mortar ou petard)

Unidade:Culverin
Tecla de atalho: shift+c
Custo:ouro-400, madeira-100
Hitpoint:280
Rate of Fire (ROF): 1 tiro a cada 6 segundos

Unidade:Petard
Tecla de atalho: shift+p
Custo:comida-50, madeira-100
Hitpoint:225
Rate of Fire (ROF):não aplicável (ele manda tudo pelos ares)

Unidade:Mortar
Tecla de atalho: shift+m
Custo:madeira-100, ouro-350
Hitpoint:300
Rate of Fire (ROF):1 tiro a cada 6 segundos

Unidade:HorseArtillery
Tecla de atalho:shift+s
Custo:madeira-100, ouro-500
Hitpoint:200
Rate of Fire (ROF):1 tiro a cada 4 segundos

Unidade:Falconet
Tecla de atalho:shift+f
Custo:madeira-100, ouro-400
Hitpoint:200
Rate of Fire (ROF):1 tiro a cada 4 segundos

Unidade:Grenadiers
Tecla de atalho:shift+g
Custo:comida-120, ouro-60
Hitpoint:200
Rate of Fire (ROF):1 bomba a cada 3 segundos

Era I e II com Holandeses

Normalmente essas são as era decisivas em qualquer jogo com e contra qualquer civilização. Ou seja, se você cometer erros aqui seu jogo está perdido mesmo que consiga chegar à era IV, porque se seu adversário não cometeu erros, a economia dele vai estar mais evoluída do que a sua. Para exemplificar um bom começo com holandeses vou descrever o que eu normalmente faço quando jogo com eles e quando meu objetivo final é um balanceamento entre pequenas incursões ao adversário e fortalecimento da economia com vistas a passar rapidamente para a era III.

Inicialmente coloco 4 aldeões para coletar ouro, 1 para atrair a caça pra perto do TC e o restante para coletar as cestas, assim que tenho 100 de ouro, seleciono o TC (tecla t) e inicio o treinamento de um aldeão (tecla v), direciono a saída do TC para a caça e repito o treinamento de aldeões até que tenha 16 (incluído os que virão com a carta de três aldeões). Quando as cestas terminam, coloco os aldeões desocupados para construir uma casa e posteriormente coletar a caça. Além disso, a todo tempo procuro atrair mais caças para perto do TC.

Quando a primeira carta estiver disponível, seleciono a carta de três aldeões e quando tenho o suficiente de ouro para treinar o décimo sexto (16) aldeão, eu coloco os aldeões do ouro para coletar a caça.

Dependendo da distância que a caça estava do TC e da sua eficiência em atraí-la para perto dele, antes mesmo do décimo sexto aldeão finalizar, eu já tenho 800 de comida para ir para idade colonial utilizando a opção que fornece 400 de madeira.

Feito isso, aloco 10 aldeões para coletar ouro, envio 2 para a FB (Field Base) coletarem madeira e deixo o restante na caça. Em aproximadamente 4:18 minutos a era colonial é alcançada e mando 2 aldeões da caça coletar as cestas de madeira e quando a segunda carta estiver disponível, seleciono a carta de banco extra. Após ter coletado 200 de madeira das cestas mando os aldeões da FB construir uma barraca e em seguida voltarem a coletar madeira bem atrás da barraca (usando a tecla shift para enfileira as atividades) e após isso inicio o treinamento de 5 skirmisher. Após os aldeões terminam com a cesta, mando um deles construir o mercado e o outro uma casa, retornando-os para a caça quando terminarem. Após a finalização do mercado, pesquiso a melhoria de coleta de ouro. Assim que os 5 skirmishes terminam o treinamento, inicio o treinamento de mais 5 skirmisher. Lembrando que nunca deixo o TC desocupado. Sempre deixo pelo menos um aldeão em treinamento lá e direciono para o ouro.

Quando a terceira carta estiver disponível seleciono a carta de 700 madeira e assim que os aldeões da FB tem coletado 100 de madeira mando um aldeão do ouro fazer mais uma casa e voltar para o ouro. Chegando os 700 de madeira, seleciono dois aldeões do ouro para coletar as cestas e após isso construo um banco, mais uma casa, direciono os dois aldeões para caça e faço a melhoria de coleta de caça no mercado.

Quando tenho 10 skirmishers faço um incursão na FB do adversário ou em algum lugar onde suspeito ter aldeão adversário caçando e dependendo da tropa inimiga (Se for em grande parte infantaria pesada) deixo o combate rolar e envio mais tropas de skirmisher, caso tenha cavalaria pesada recuo os 10 skirmishes para a FB sempre atirando e correndo e imediatamente inicio o treinamento de o máximo de pikeman que puder.

Essa primeira incursão é o divisor de águas entre a decisão de desenvolver a economia ou iniciar um combate totalmente a base de skirmisher e alguns poucos pikemans. Portanto é aí que entra o sexto, sétimo e oitavo sentido do jogador para decidir o que é melhor levando-se em consideração a civilização do adversário, a distância de sua FB do alvo e o tipo de tropa que ele possui.

Caso eu decida desenvolver a economia mantenho o número de skirmisher estabilizado entre 10 e 15 com uns 5 pikemans e tento ir para a idade da fortaleza o mais rápido possível. Assim que a alcanço seleciono a carta que fornece 9 Ruyters e faço 2 falconets para se junta aos 10 skirmishes e partir com tudo pro TC ou FB adversário.

Compilação das fontes e autoria de alguns trechos: brunors (na ESO)

Autor: bruno


Última sala de Hamachi enviada:





   sala: aoeasiansd
   senha: 147
   jogo: The Asian Dynasites

por: carlos_trassi@hotmail.com
enviado em: 19/04/2014 - 09:34:41

Envie você também sua sala de Hamachi, é fácil e gratuito!
Enviar Sala...

Clique aqui e veja as 20 últimas salas enviadas.


Tutoriais Multiplayer:
  1. Como jogar on-line com o Hamachi
     
  2. Como jogar on-line com o Gama Ranger
     
  3. Como jogar on-line por IP direto
     
  4. mais tutoriais...


Não encontrou o que estava procurando? Faça uma busca em nosso site!


Voltar para o inicio da página